Guia de compra de uma bicicleta estática
A bicicleta estática não é apenas uma das máquinas cardiovasculares mais utilizadas por simular o exercício real numa bicicleta tradicional, mas também por proporcionar grandes benefícios à saúde e ao corpo.
Quando se toma a decisão de comprar uma bicicleta estática, há vários aspectos a ter em conta, tais como o orçamento ou a utilização que terá.
Selecionar o tipo de treino
- 1) Tipo de resistência ou de travão
- 2) Peso do volante de inércia
- 3) Consola e programas de treino
- 4) Conforto e ajustes
- 5) Peso máximo do utilizador
- 6) Avantages
- 7) Entretien
- 8) Nettoyage

1) Tipo de resistência ou de travão
A resistência das bicicletas estáticas pode ser magnética ou electromagnética. Nas bicicletas estáticas de travão magnético, o volante de inércia é travado através de ímanes e, nas bicicletas estáticas de travão electromagnético, o volante de inércia é travado por um campo electromagnético. Como resultado, as bicicletas de travão magnético possuem uma resistência muito mais precisa e o pedalar é mais suave e silencioso.
2) Peso do volante de inércia
O volante de inércia é o elemento que, de acordo com o movimento rotacional, controla a suavidade do pedalar. Quanto mais pesado for o volante de inércia, mais suave e silenciosa é a bicicleta, uma vez que o peso adicional ajuda o volante a girar de forma mais eficaz.
3) Consola e programas de treino
A consola é a parte da bicicleta estática onde se controlam os diversos programas e funções. Além disso, mostra informação de controlo importante: velocidade, tempo, distância percorrida, número de calorias queimadas ou frequência cardíaca. Dependendo do modelo e do preço da máquina, os programas e o desempenho da máquina variam em qualidade, conforto e treino. Os fabricantes de fitness apostam cada mais em consoldas interactivas que podem ser utilizadas com smartphones ou tablets para uma maior interactividade durante o exercício.

4) Conforto e ajustes
Os ajustes possíveis numa bicicleta estática variam em função do modelo. O selim pode ter até três posições reguláveis: altura, profundidade e inclinação. Apesar de em alguns modelos este ser fixo, na maioria também é possível regular o guiador para a frente e para trás com maior ou menor amplitude. Recomendamos que preste muita atenção às opções de ajuste e no selim ou encosto, já que o conforto é um dos aspectos mais importantes durante todo o treino.
5) Peso máximo do utilizador
Todas as bicicletas estáticas têm um limite máximo de peso que conseguem suportar. Inorar este aspecto ao escolher entre um modelo ou outro poderá afectar o seu rendimento e até a vida útil da máquina. Por isso, recomendamos que preste especial atenção a este dado.

6) Vantagens
A bicicleta estática é um dos aparelhos mais utilizados nos ginásios e centros desportivos, mas cada um maior número de pessoas decidem obter uma para treinar diariamente em casa, graças ás vantagens que proporciona.
- Glúteos e pernas firmes
Além de ajudar a perder peso, este tipo de equipamento é perfeito para tonificar os glúteos e pernas, e também favorece a eliminação de celulite na zona das coxas e ancas. A bicicleta estática oferece um treino completo do trem inferior, sem necessidade de sair de casa. - Saúde
As bicicletas estáticas cuidam mais as articulações que qualquer outra máquina de cardio, pois não oferece qualquer tipo de impacto. Também ajudam a diminuir a possibilidade de doenças cardiovasculares ou diabetes, para além de desenvolver uma correta postura e a melhorar a mobilidade. - Para todos
A bicicleta estática serve para qualquer utilizador sem importar a sua idade, estado físico ou peso. Ao contrário de outras máquinas de cardio, a bicicleta estática é muito segura e não supõe praticamente nenhum tipo de inconveniente para as articulações, pelo que impede o risco de lesão. - Multitarefa
Treinar na bicicleta estática permite também desfrutar de outras atividades, como por exemplo: ver televisão, ouvir música, navegar na internet ou ler.
7) Manutenção e cuidado
As bicicletas estáticas requerem um mínimo de cuidado para o seu correto funcionamento.
Atualmente, a maioria destes equipamentos, utilizam um sistema de travão magnético que não precisa de nenhum tipo de manutenção. Não é necessário lubrificar nenhum componente da bicicleta, pois os seus mecanismos internos estão protegidos e não requerem de manutenção. Aconselha-se revisar habitualmente que as partes móveis (pedais, assento e encosto) estejam corretamente ajustadas e caso estejam soltas, deverão ser apertadas novamente.
Relativamente aos cuidados, deve-se ter especial atenção que a máquina esteja sempre limpa, pelo que após cada sessão de treino recomenda-se limpar os vestígios de suor que tenham ficado no guiador, nos sensores de pulso ou no ecrã, com um pano seco e limpo, sem utilizar produtos abrasivos. Também é importante eliminar a sujidade ou o pó para evitar que os componentes fiquem danificados.