Guia de compra: o que saber antes de comprar bandas elásticas online

Se não souber o que são bandas elásticas ou como utilizá-las para exercícios na sua rotina diária, este simples guia de compra irá tentar explicar-lhe. Em pouco tempo notará melhorias visíveis quando utilizar as bandas durante o seu treino. As bandas de exercícios são um dos acessórios de tonificação doméstica mais utilizados devido ao pouco espaço que ocupam e à vasta gama de exercícios que permitem realizar. Antes de decidir que banda elástica escolher, deve ter em conta vários aspectos como o uso que vai fazer dela, a intensidade que deseja durante o seu treino e a área que vai trabalhar, entre outros.
Nível de tensão
As bandas podem oferecer mais ou menos resistência. Dependendo da sua condição física ou do conhecimento e experiência que tenha no treino com bandas elásticas, poderá ser mais conveniente comprar uma banda com uma resistência menor ou maior.
Por vezes, o nível de tensão da banda é definido pela sua cor. Por conseguinte, deve saber que existem elásticos coloridos; a sua cor é normalmente diferente dependendo da resistência que têm. Por exemplo, as bandas elásticas pretas são geralmente de alta ou muito alta resistência e as bandas elásticas amarelas de baixa resistência. No entanto, deverá prestar atenção às instruções do fabricante, as quais indicarão a resistência das bandas.
Pegas
Algumas bandas elásticas não incluem pegas para segurá-las directamente, mas outras vêm com pegas feitas de outro material de modo a garantir que agarrá-las seja mais simples e seguro.
Objectivo
Dependendo do grupo muscular que deseje treinar, talvez seja mais conveniente escolher uma banda com um nível de resistência maior ou menor, uma vez que para os grupos musculares mais pequenos, normalmente é necessária uma tensão menor do que para os grupos musculares grandes.

¿Qué tipos de ejercicios con bandas elásticas puedo hacer?
Se estiver a pensar o que fazer com as bandas elásticas, aqui estão alguns dos exercícios mais comuns e terá de os ter em conta para saber como escolher as bandas elásticas.
Deve saber que as bandas elásticas permitem diferentes tipos de exercícios, dependendo da área do seu corpo que deseja treinar. Os usos mais comuns são:
- Bandas elásticas para agachamentos: as bandas elásticas para glúteos são uma das utilizações mais difundidas deste acessório. Os glúteos são uma das áreas mais populares para fortalecer e as bandas elásticas permitem-lhe fazer exercícios simples com resultados visíveis.
- Bandas elásticas para exercícios de braços: bandas elásticas fortes permitem-lhe treinar esta área do seu corpo, tonificando os bíceps e os antebraços.
- Bandas elásticas para exercícios de pernas: este acessório tonificante é muito útil para exercitar as pernas com exercícios como extensões de pernas, agachamento frontal, abdução em pé, abdução sentada, flexão plantar, andar lateralmente com a faixa, ponte glútea, entre outros.
Embora estes sejam os usos mais difundidos, as bandas elásticas são também utilizadas para pilates, yoga ou crossfit.
Utilização de bandas elásticas em fisioterapia
Aqui podemos destacar a utilidade das bandas nesta área médica. Sem entrar nas complicações dos especialistas, mas apenas para mencionar o seu valor. Embora não tão generalizado, a utilização de bandas é também possível na área médica. Por exemplo, as bandas elásticas em fisioterapia oferecem a possibilidade de realizar movimentos adequados que ajudam à recuperação física. Na reabilitação, as bandas elásticas são também amplamente utilizadas como reforço muscular ou como complemento de certos exercícios.
Quais são os benefícios do exercício com bandas de resistência elásticas?
As bandas elásticas são acessórios muito simples que, apesar disso, apresentam uma série de vantagens e benefícios importantes. Entre eles destacam-se os seguintes:
- São muito económicas, fáceis de transportar e guardar e ideais para treinar em casa.
- Servem para trabalhar todos os grupos musculares.
- Acrescentam variedade de movimentos aos treinos.
- Adaptam-se facilmente aos vários níveis de condição física.
- São muito eficazes como parte de um programa de reabilitação.
Precauções com a utilização de bandas elásticas para o exercício
A utilização de elásticos é muito simples, mas apesar disso, o mau uso deste acessório pode levar a danos e ferimentos significativos. Além disso, aqui estão algumas dicas que pode seguir para aumentar a duração de vida da sua banda elástica. Em primeiro lugar, depois de ter usado a banda durante o treino, guarde-a num saco ou caixa num local ventilado para evitar que fique poeirenta e suja. Além disso, para evitar que a sua banda fique colada, pode colocar-lhe pó de talco para manter as suas propriedades elásticas durante um período de tempo mais longo. Evite deixar as suas unhas tocar na faixa, pois isto pode danificá-la, para a utilizar correctamente terá de enrolar a faixa à volta da palma da sua mão ou segurá-la entre o polegar e o dedo indicador. É importante não utilizar qualquer acessório (anel, relógio, brincos...) ao usar a banda, isto pode danificá-la e até inutilizá-la. Finalmente, pelo menos uma vez a cada 30 dias, lavá-lo com água e sabão neutro para remover o suor e secá-lo bem.