Guia de compra de um cinto lombar
Quando decidir comprar um cinto lombar, deve prestar atenção ao modelo e ao material do mesmo, à sua largura e número de fivelas para escolher o acessório que mais se adapte a si.

1) Tipo de cinto
Existem quatro tipos de fecho nos cintos lombares: de fivela, velcro, alavanca e trinco. Os mais comuns são os de fivela e velcro, uma vez que são os mais confortáveis, resistentes e duráveis.
2) Material
Os cintos lombares podem ser de pele, materiais sintéticos como o nylon ou o neopreno ou de uma combinação de vários materiais. Se o objectivo for utilizar o cinto em treinos pesados como, por exemplo, halterofilismo, é recomendado utilizar o cinto de pele, enquanto que para treinos mais leves ou com mais movimento como, por exemplo, o crossfit, é aconselhável optar por um cinto de nylon ou neopreno.
3) Largura
Os cintos lombares estão disponíveis em larguras de 10 e 13 cm. Os cintos de 13 cm são de maior confiabilidade e suporte, no entanto são mais incómodos, enquanto que os de 10 cm se ajustam de forma mais simples e permitem uma maior liberdade de movimentos. Para levantamentos de pé, talvez seja melhor optar por cintos de 13 cm enquanto que para exercícios em bancos, o de 10 cm é suficiente.
4) Número de fivelas
Existem cintos lombares com uma ou mais fivelas. Embora alguns profissionais prefiram os cintos de fivela dupla, geralmente usam-se mais os cintos de fivela única, uma vez que são mais fáceis de colocar, tirar e ajustar e dão ao utilizar um suporte semelhante.
