Guia de compra de uma passadeira de correr
As passadeiras são uma das máquinas de cardio mais populares em casa, pois proporcionam um treino aeróbico simples, mas eficiente e que exercita toda a parte inferior do corpo. No entanto, se procura treinar a parte superior (braços, deltóides, bíceps, tríceps, peitorais, ombros e costas), temos uma vasta gama de máquinas específicas para esse fim.
Quando se toma a decisão de comprar uma passadeira de correr, há vários aspectos a ter em conta, tais como o orçamento e os objectivos estabelecidos.
Selecionar o tipo de treino
Que tipos de passadeiras de correr existem?
No nosso catálogo encontrará três gamas distintas. Em cada produto individual encontrará a etiqueta que indica a que gama pertence:
Passadeiras de correr para casa
São produtos 100 % concebidos para uso em casa, tanto individual, como de mais membros. A garantia é válida apenas para uso particular ou pessoal. Uma máquina desta gama perde a garantia se utilizada em espaço ou âmbito profissional.
Passadeiras de correr semiprofissionais
Encontrará um completo catálogo em passadeiras de correr especialmente desenhado em qualidade, garantia e preço para cobrir as necessidades de ginásios em empresas, condomínios, hotéis, centros de fisioterapia e reabilitação, instalações municipais, clubes desportivos, forças de segurança e bombeiross.
Passadeiras de correr profissionais
Pensada para centros profissionais de fitness, desde grandes ginásios, Crossfit, Gym Boutiques ou treino funcional. Também é válida para o mercado semiprofissional que prefira uma qualidade superior.
Características técnicas das passadeiras de correr
Quando definir estes dois pontos tão pessoais, terá de ter em conta as seguintes especificações e características técnicas
- Dimensões da passadeira
- Tamanho da superfície de corrida
- Potência do motor, velocidade e inclinação
- Amortecimento
- Monitor e programas de treino
- Peso máximo do utilizado
- Extras tecnologicos

Dimensões da passadeira
O tamanho da passadeira refere-se ao espaço que ocupa, um aspecto fundamental se não tiver espaço suficiente em casa. Actualmente, existem vários modelos que podem dobrar-se e ocupar pouco espaço depois da sua utilização, o que facilita muito a arrumação.

Tamanho da superfície de corrida
A superfície de corrida é a parte da passadeira onde se corre (largura x comprimento). Se a falta de espaço não é um problema, recomendamos a compra de uma passadeira com uma superfície de corrida de maiores dimensões, já que alguns centímetros a mais proporcionam mais conforto quando corre.
Tenha em conta que dependendo da sua altura e da longitude da sua passada, poderá treinar de forma mais confortável numa passadeira de correr ou noutra. Por exemplo, os utilizadores que tenham uma altura superior a 1,80 m precisam de uma superfície de corrida mínima de 46 x 130 cm.
Potência do motor, velocidade e inclinação
Motor: O motor é a parte mais importante da passadeira de correr, uma vez que determina a sua resistência e durabilidade. Escolher um modelo com um motor mais ou menos depende, principalmente, dos seus objectivos de treino. As passadeiras de correr de uso doméstico ou semiprofissional têm um motor de corrente contínua integrado e as de uso profissional têm um motor de corrente alternada. O tipo de motor afecta o período de utilização contínuo que se pode fazer da passadeira.
A potência do motor, medida em cavalos de potência (CV ou HP), mede-se de forma contínua ou em pico. A potência contínua é a potência que pode alimentar o motor de forma constante durante um período de treino, enquanto que a potência em pico se trata da potência máxima que o motor consegue atingir de forma pontual, mas que não se mantém de forma constante durante o treino. Portanto, a potência em pico será sempre superior, mas será a potência em contínuo a que irá determinar realmente a robustez e a capacidade real da passadeira de correr.
Velocidade: Uma velocidade máxima de 12 Km/h é suficiente se pretender fazer exercício de forma constante e moderada. No entanto, se o que deseja é treinar de forma mais dura e intensiva, recomendamos que invista numa passadeira de correr que consiga atingir uma velocidade compreendida entre os 16 e os 20 Km/h, já que de outra forma irá atingir rapidamente a velocidade máxima e a máquina não poderá proporcionar-lhe o nível superior de treino que precisa para continuar a melhorar.
Inclinação: É possível regular a inclinação da passadeira de modo manual ou eléctrico. A maioria das passadeiras de correr possui uma inclinação compreendida entre os 10 e os 12%, embora este valor possa ir desde os 8% até cerca de 15%. A inclinação é também um valor a ter em conta, uma vez que permite simular corridas com maior ou menor inclinação e pôr à prova o seu tempo, velocidade ou resistência a uma determinada inclinação.
Amortecimento
O amortecimento é uma das características mais importantes de uma passadeira de correr.
Graças ao amortecimento, as suas articulações estarão mais protegidas do que quando treina no exterior, pois a passadeira absorve grande parte do impacto para que as suas articulações sofram menos durante os treinos. Geralmente os sistemas de amortecimento são capazes de absorver o impacto de entre 15% a 40%.
Embora seja verdade que o amortecimento é um dos fatores principais para poder treinar na passadeira, existem alguns modelos com opção de ajustar o nível de amortecimento para conseguir uma sensação mais real. Estas passadeiras ajudam-lhe a preparar-se para as corridas ou maratonas que tenha previsto realizar.
Monitor e programas de treino
O monitor é a zona na qual se controlam todas as funções que vão desde o tipo até à intensidade do treino.
O seu ecrã mostra indicações básicas tais como a velocidade, inclinação, tempo, calorias queimadas ou o ritmo da corrida. A partir daí e, de acordo com o preço, o desempenho da passadeira de correr aumenta em tecnologia e conforto.

Os programas de treino integrados são executados automaticamente pela máquina, seguindo um objectivo previamente fixado (queima de calorias, treinos intensivos, resistência ou velocidade, etc). Dependendo do modelo que escolher, a passadeira de correr pode ter entre 8 a 100 programas diferentes com os quais pode realizar treinos personalizados e variados.
Peso máximo do utilizador
O peso máximo do utilizador está directamente relacionado com o esforço exigido ao motor. Quanto maior for o peso do utilizador, maior será o esforço exigido ao motor e, por isso este terá de ser mais potente. Certifique-se de que existe uma certa diferença entre o seu peso e o peso máximo suportado pela máquina, de modo a garantir o máximo rendimento durante o treino.

Extras tecnológicos
Outro aspecto a destacar e que se revela cada vez mais determinante quando se compra uma passadeira de correr, é a possibilidade de realizar treinos interactivos. Muitos fabricantes já estão a integrar sistemas que integram a tecnologia de vários tipos de dispositivos iOS (iPod, iPad ou iPhone) e Android (Tablets e Smartphones) de modo a oferecer, através de aplicações específicas, uma experiência muito mais gratificante, visual e motivadora do que a que oferecem as passadeiras de correr tradicionais.
Além disso, se quiser completar a sua experiência na passadeira, temos uma lista de acessórios para máquinas de cardio onde encontrará acessórios, complementos, dispositivos e serviços adequados para a sua máquina de cardio.

Perguntas mais frequentes sobre passadeiras