Guia de compra: o que deve saber antes de comprar um electroestimulador para reabilitação?
Os electroestimuladores para reabilitação e tratamento da dor incluem principalmente programas específicos para melhorar a saúde do utilizador e que podem variar em função do modelo. Criados para ajudar a preparar o corpo antes da realização de um esforço físico para que seja possível recuperar do mesmo posteriormente, estes electroestimuladores são ideais para pessoas activas que desejam melhorar a sua qualidade de vida e aliviar as dores. Mas antes de decidir sobre um ou outro electroestimulador, deve ter em conta os seus objectivos, a utilização que vai fazer dele e o orçamento que se fixou.
Benefícios dos electroestimuladores musculares em fisioterapia:
Entre os benefícios proporcionados pelos electroestimuladores desta categoria, aqueles que mais se destacam são:
- Previnem lesões musculares
- Aliviam as dores das zonas afectadas
- Acalmam as dores cervicais
- Melhoram a circulação sanguínea localizada
- Tonificam os músculos
- Favorecem a recuperação de forma mais rápida e optimizada
- Aumentam a resistência
- Aumentam o volume e a força muscular
Assim, como pode ver, os electroestimuladores oferecem inúmeros benefícios para o tratamento dos seus músculos, tanto para prevenir o início da dor, como para aliviar as dores ou tratá-las quando necessita de reabilitação.
O principal aspecto que deve ter em conta quando decidir comprar um electroestimulador desta categoria é o número e tipo de programas disponibilizados, uma vez que, dependendo do modelo, variam os possíveis tratamentos.
É também importante ter em conta a utilização que lhe vai ser dada, pois dependendo da marca de electroestimulação terá mais ou menos produtos para esta utilização. Os electroestimuladores Chattanooga são ideais se precisar de os utilizar profissionalmente, mas também há marcas que oferecem modelos que são mais adequados para uso doméstico.
Que cuidados requerem os electroestimuladores para aliviar as dores musculares?
Os electroestimuladores geralmente não requerem cuidados muito completos, mas sim uma quantidade mínima de manutenção para garantir o seu bom funcionamento. O mais importante é manter o seu dispositivo limpo após cada sessão de electroestimulação, utilizando um pano para remover a sujidade acumulada. Além disso, se o seu dispositivo tiver uma bateria, é aconselhável retirá-la se não a vai utilizar durante algum tempo. Se precisar de carregar o seu electroestimulador, respeite os tempos de carga para que possa prolongar a sua vida útil. Nunca transporte o seu dispositivo dentro da base de carregamento.
Não ligar o mesmo cabo com o mesmo eléctrodo, uma vez que não funcionará. Evite usar cremes e óleos para que o seu eléctrodo dure mais tempo, é importante mudar os seus eléctrodos quando vir que se deterioraram.