Guia de compra: o que saber antes de comprar máquinas para treinar a parte inferior do corpo
Tal como as máquinas de corpo superior ou máquinas abdominais, a principal vantagem das máquinas de corpo inferior é a sua especialidade: dependendo do modelo e do exercício realizado, oferecem um treino completo e eficaz das pernas, quadríceps ou tendões, entre outros músculos da zona inferior do corpo. Isto resulta num treino mais eficiente e focalizado para o utilizador, que pode decidir especificamente e em qualquer altura qual o músculo específico que deseja fortalecer e tonificar. No entanto, se também quiser reforçar a zona core, com uma máquina abdominal é a melhor maneira de o fazer.
Que tipos de máquinas para treinar a zona inferior do corpo existem?
Embora todas as máquinas de corpo inferior sejam concebidas para trabalhar o corpo inferior, existem diferenças entre os modelos disponíveis que podem ser decisivas na compra de uma máquina de corpo inferior:
De acordo com a sua utilidade
Dependendo do modelo, o equipamento de musculação pode ser mais ou menos completo. Alguns permitem trabalhar diferentes grupos musculares dependendo do exercício, mas outros são especializados num único grupo muscular, para que o utilizador se possa concentrar nele e trabalhá-lo mais intensamente durante os seus treinos. Portanto, dependendo do músculo ou músculos que deseja fortalecer e tonificar, terá de escolher um ou outro dispositivo.
De acordo com a sua resistência.
As máquinas de corpo inferior, bem como as de corpo médio e superior, podem exercer resistência através de placas seleccionáveis ou carregamento de discos. Nas máquinas de resistência de placas, as placas são facilmente seleccionadas sem a necessidade de selecção manual. Em máquinas resistentes carregadas a disco, no entanto, devem ser introduzidas manualmente para variar o peso.

De acordo com a sua utilização
As máquinas de corpo inferior, como é também o caso de outro equipamento cardiovascular ou de musculação, podem ser classificadas como "domésticas, semi-profissionais ou profissionais", dependendo da intensidade e frequência de utilização que possam suportar. Esta classificação tem uma influência directa na garantia do produto, pelo que é necessário verificar se o equipamento que vai escolher está preparado para suportar a intensidade do exercício a que vai ser submetido.
Características técnicas das máquinas para treino da zona inferior do corpo.
Material, resistência e carga máxima
O material a partir do qual a máquina é fabricada e a carga máxima que pode suportar são dois aspectos que determinam a resistência da máquina. É importante verificar estes valores antes de comprar um modelo ou outro, a fim de obter uma garantia da sua vida estimada.
Peso máximo do utilizador
Todo o equipamento cardiovascular e de musculação tem um limite no peso máximo do utilizador que pode suportar. É aconselhável não exceder este limite para garantir que funciona correctamente e que o trabalho realizado é óptimo.

Quais são as vantagens das máquinas que exercitam a parte inferior do corpo?
Como mencionado anteriormente, a maior vantagem das máquinas de treino da zona inferior do corpo é a sua especialidade que lhe permite realizar múltiplos exercícios para um treino completo. Mas tenha em conta que se quiser fortalecer, para além da parte inferior, também a parte superior do seu corpo, temos uma seleção de máquinas de peito que são perfeitas para completar o seu treino de pernas. Além disso, o treino da parte inferior do corpo, bem como da parte superior, ajuda-o a adquirir simetria muscular e equilíbrio corporal. Outro benefício é que permite-lhe ter as pernas exercitadas, o que o ajudará a ganhar massa muscular ao realizar outros exercícios da parte superior do corpo, uma vez que terá maior força e resistência nas pernas. Também, o treino com este tipo de máquinas ajuda a treinar força, o que aumenta o seu metabolismo basal e ajuda a prevenir lesões. Como complemento ao seu treino pode também realizar exercícios lombares num banco para melhorar a zona lombar ou optar por bancos inclinados para reforçar a zona abdominal.
Como se deve cuidar e manter as máquinas para treino da zona inferior do corpo?
As máquinas para treino da zona inferior do corpo exigem um mínimo de cuidados para garantir o seu bom funcionamento:
- Se a máquina tiver uma torre de placas, as peças que a compõem devem ser verificadas para que não falte nenhum elemento que possa fazer com que a máquina não lhe permita treinar corretamente.
- Os cabos: deve assegurar-se que os cabos e roldanas utilizados nas máquinas estão em perfeitas condições, sem qualquer dano (deve ser dada especial atenção ao possível desgaste ou falta de revestimentos) e que estão alinhados.
- Em geral, é aconselhável verificar de vez em quando se a máquina não está desajustada e se todas as peças estão no lugar.
- Finalmente, como em todas as máquinas de fitness, o suor e o pó devem ser removidos após a sua utilização.