Guia de compra de caixas pliométricas
Comprar uma caixa de pliometria pode parecer uma decisão simples, mas há algumas coisas a considerar para ter a certeza de que se adapta o melhor possível às suas necessidades.
Caixas crossfit
A atividade mais comum em que as caixas pliométricas são utilizadas é o crossfit, sendo um dos elementos mais comuns nas boxes de crossfit. Ao incluir estas caixas nas suas rotinas de crossfit conseguirá grandes benefícios:
Por um lado, aumentarão a sua resistência, velocidade e força realizando exercícios HIIT com eles. As suas pernas terão mais potência e serão mais ágeis e flexíveis.
Além disso, com este acessório irá queimar gordura rapidamente porque lhe permite fazer rotinas intensas.
Finalmente, com as caixas pliométricas construirá músculos definidos e são perfeitas para combinar com diferentes rotinas.
Outros aspectos a ter em conta são o material e o tamanho das caixas pliométricas. Nem todos os modelos são iguais e é por isso que é preciso ver qual é o mais adequado ao que se procura.
As caixas de crossfit podem ser feitas de diferentes materiais: madeira, foam (borracha de alta densidade) e até metal, mas este último não é tão comum.
Caixas pliométricas de foam
As caixas pliométricas acolchoadas ou de foam são especialmente concebidas para o ajudar a aumentar tanto o seu salto vertical, como a força explosiva da parte inferior do seu corpo. Embora possam parecer menos resistentes que as de madeira, este material também garante robustez e segurança durante os seus treinos, mesmo após uma utilização intensiva. A principal diferença em comparação com as caixas de madeira é o seu peso, visto que as caixas de foam são geralmente consideravelmente mais leves do que as de madeira.
Caixas pliométricas de madeira
No que diz respeito às caixas de madeira, são ideais para os seus treinos diários. São extremamente resistentes devido ao seu revestimento e existem modelos que focam os seus desenhos na minimização dos danos que poderia causar com eles, tais como caneleiras ou arranhões que poderia causar com as suas arestas. Finalmente, deve saber que também temos modelos que combinam ambos os materiais, com um interior de madeira e um exterior de espuma que lhe permitem realizar um treino multifuncional em total segurança. Por outro lado, as medidas das caixas pliométricas também variam de um modelo para outro. Normalmente, variam de cerca de 40 centímetros a aproximadamente 75 centímetros de altura. As caixas de altura inferior são concebidas para principiantes na disciplina. As alturas mais altas são para aqueles que procuram saltos mais altos e são mais experientes. Note que existem modelos que lhe permitem ter 3 tamanhos em 1, o que lhe permite optimizar o seu espaço e variar os seus treinos.
Comprar caixas pliométricas ao melhor preço online
Se estiver a pensar em obter equipamento de treino funcional, a caixa de pliometria tem um preço acessível na fitnessdigital e permite-lhe fazer diferentes exercícios que pode incorporar na sua rotina diária.
Exercícios que pode fazer com as caixas pliométricas
Há muitos exercícios que pode realizar com a sua caixa de pliometria, os mais comuns são os seguintes:
- Saltos sobre a caixa
- Step-ups
- Burpees
- Flexões sobre a caixa
- Elevação de panturrilha
- Tríceps (vários exercícios para os fortalecer)
Para além destes exercícios, pode experimentar outras variações e adicionar-lhes mais ou menos dificuldade, dependendo da altura da sua caixa pliométrica.