Guia de compra de uma fitball
As fitballs, bolas de ginástica ou bolas suíças, são bolas redondas cheias de ar que são frequentemente utilizadas em ginásios para tonificar e fortalecer os músculos. No entanto, as fitballs têm muito mais usos do que se pensa normalmente.
Vantagens das fitballs
Os usos das bolas de ginástica são muito variados, aqui detalhamos alguns dos mais comuns:
Fitballs para fazer desporto
A utilização mais generalizada de fitballs é para o exercício tanto em ginásios, como em casa. Ioga, pilates ou aulas de treino funcional, incorporam frequentemente fitballs nos seus treinos.
Fitballs para senta-se e melhorar a postura
Para além da tonificação, as fitballs são especialmente adequadas para pessoas com problemas lombares e cervicais. Numerosos escritórios e utilizadores já utilizam fitballs como alternativa à cadeira tradicional, uma vez que evitam problemas de costas e ajudam a manter uma postura correcta durante todo o período que permanece sentado.
Fitballs e pavimento pélvico
Por outro lado, como estas bolas lhe permitem exercitar a parte média do seu corpo, os seus músculos e o pavimento pélvico se beneficiam. Especialmente para pessoas de mais idade, é altamente recomendado evitar que o pavimento pélvico enfraqueça e cause fugas de urina.
Como a estrutura da bola é muito instável, isto faz com que o nosso corpo trabalhe os músculos da zona intermédia para manter o equilíbrio, reduzindo possíveis problemas com fugas de urina no futuro.
Utilização do fitball na gravidez
As fitballs também são altamente recomendadas mesmo em preparação para o parto. A superfície antiderrapante permite às mulheres grávidas exercitarem-se sem o risco de acidentes. À medida que a gravidez avança, as bolas ajudam as mulheres a manter o equilíbrio e a estabilidade, bem como a manter os seus músculos abdominais fortes.
Bolas de fitness para pilates
Estas bolas são amplamente utilizadas em pilates, de tal forma que por vezes são chamadas bolas de pilates. Permitem-lhe trabalhar todas as partes do seu corpo enquanto faz este desporto. Além disso, durante a sua sessão de pilates com fitball, exercita não só a sua coordenação e flexibilidade, mas também a sua força e resistência.
Exercícios recomendados com a fitball
Há uma grande variedade de exercícios que pode fazer com uma fitball e todos eles contribuem para melhorar a sua condição física. Entre as mais comuns encontram-se as seguintes:
- Agachamentos com fitball: para trabalhar as pernas, usando a parede como ponto de apoio, os agachamentos podem ser realizados de forma simples.
- Hiperextensão das costas: este exercício trabalha a parte inferior das costas e é realizado deitado na fitball com as ancas a repousar sobre a bola.
- Elevação de glúteos: para trabalhar os glúteos, pode colocar-se no chão virado para cima, levantar as ancas com as pernas dobradas e os pés apoiados sobre a bola. Notará como trabalha essa área.
- Strides: a fitball também pode ser utilizada como suporte para realizar strides, deslizando o pé sobre a bola com a outra perna esticada e com o pé apoiado no chão.
- Flexões: se quiser exercitar o peito e os braços, a fitball permite fazê-lo colocando as pernas em cima da bola e flexionando os braços no chão.
- Prancha:outra forma de exercitar o abdómen é fazer pranchas na bola de maneira que o seu corpo esteja em linha recta com a bola.
Vantagens das fitballs
Graças à grande variedade de exercícios que as fitball oferecem, os benefícios a elas associados são também muito variados e importantes para a condição física e para a saúde:
- · Proporcionam um treino muito completo a baixo custo.
- · Dinamizam todas as partes do corpo.
- · Integra o núcleo dos trabalhos de dinâmica cardiovascular e estabilização abdominal.
- · Melhora o equilíbrio, a coordenação e a propriocepção.
- · Corrige as más posturas e contribui para uma postura correcta.
- · É uma das melhores opções para praticar exercício de baixo impacto.
- · Tonifica e estica o corpo através de exercícios novos.
- · Faz com que os grupos musculares activos ganhem mais força e controlo.
- · É possível complementar o exercício com bancos, halteres, bolas medicinais, etc.
Como escolher uma bola de pilates ou fitball?
Ao escolher uma bola de pilates, há vários aspectos a considerar, tais como o material e a sua altura, para que possa realizar exercícios em segurança.
Além do Ioga, Pilates ou outro tipo de treino funcional, o treino com fitballs é especialmente indicado para pessoas que sofram de problemas lombares e cervicais e até para a preparação no período pré-parto. Existem vários escritórios e utilizadores que já recorrem às fitballs como alternativa às cadeiras tradicionais, uma vez que previnem problemas de costas e ajudam a manter uma postura correcta durante todo o tempo em que permanecer sentado.

Tamanho da fitball
Quando decidir comprar uma fitball, o aspecto principal que deve ter em conta é o seu tamanho, que pode variar entre os 55, 65 e 75 cm. A escolha entre estes tamanhos depende da sua estatura:
· Se mede entre os 1,50 e os 1,63 metros: Deve optar por uma fitball de 55 cm.
· Se mede entre os 1,63 e os 1,80 metros: Deve optar por uma fitball de 65 cm.
· Se mede entre os 1,80 e os 2,00 metros: Deve optar por uma fitball de 75 cm.
A forma mais eficaz de utilizar a fitball é, quando estiver sentado/a, colocar os músculos em parelelo com o chão, ou seja, que a flexão das pernas forme um ângulo de 90º. Além de escolher uma fitball de tamanho adequado, deve verificar periodicamente se esta possui ar suficiente no interior, já que, se não for o caso, a eficácia do treino é reduzida consideravelmente.
Material da fitball
As fitballs são feitas de material sintético, o que as tornam num acessório de longa duração e muito resistênte a qualquer tipo de exercício e treino.