Guia de compra: o que saber antes de comprar máquinas para treinar a parte superior do corpo
O principal benefício que se obtém ao treinar con máquinas para o trem superior é a tonificação e o fortalecimento dos músculos da parte superior do corpo, como os braços, deltóides, bíceps, tríceps, peitorais, ombros e costas. Graças a estes equipamentos de musculação, é possível realizar de forma simples exercícios tão completos como butterfly, press de peito, curl de bíceps, puxada de peito, etc. As possibilidades de exercícios variam em função da máquina, uma vez que muitas delas foram desenvolvidas para trabalhar um grupo muscular em concreto.
Além disso, se quiser fazer um exercício complementar, uma estação com roldanas pode ser perfeita para o fazer, pois trabalha uma multiplicidade de músculos no ângulo que deseja.
Que tipos de máquinas para treinar a zona superior do corpo existem?
Todas as máquinas do trem superior servem para trabalhar os músculos da parte superior do corpo, mas existem algumas diferenças entre elas e, por isso, a seguir detalhamos alguns dos aspectos que deve ter em conta quando tiver de decidir entre comprar um ou outro modelo:
- 1) Tipo de máquina: De acordo com a sua utilidade.
- 2) Tipo de máquina: De acordo com a sua resistência.
- 3) Tipo de máquina: De acordo com a sua utilização.

1) Tipo de máquina: De acordo com a sua utilidade.
Este tipo de máquinas de musculação serve para trabalhar diferentes músculos do trem superior. Em função do exercício realizado, algumas permitem fortalecer diversos grupos musculares, mas outras foram concebidas especificamente para trabalhar um grupo muscular em concreto como os bíceps ou o peito. Dependendo do músculo ou músculos que deseja trabalhar, poderá ser mais conveniente escolher entre um modelo ou outro.
2) Tipo de máquina: De acordo com a sua resistência.
As máquinas de musculação podem exercer a sua resistência através de placas seleccionáveis ou da colocação de discos. Nas máquinas de resistência por placas, incluídas no preço final, as placas podem ser facilmente seleccionadas e não há necessidade de o fazer manualmente, ao contrário das máquinas de resistência por colocação de discos, que não estão incluídos no preço e devem ser introduzidos manualmente para variar o peso.
3) Tipo de máquina: De acordo com a sua utilização.
Dependendo da intensidade e frequência de utilização, a garantia varia e, por isso, existem três tipos diferentes de uso: doméstico, semi-profissional e profissional. É importante saber bem o tipo de utilização para o qual cada máquina foi concebida e respeitar esta categorização de modo a certificar-se de que esta vai aguentar a frequência de treino à qual será submetida.
Características técnicas das máquinas para treino da zona superior do corpo.
Material
O material com o qual a máquina é fabricada é também um factor determinante no que diz respeito à sua resistência e robustez, pelo que é importantes prestar especial atenção a este factor.
Resistência
Relativamente à carga máxima, todas as máquinas possuem um limite de capacidade, pelo que, antes de comprar um ou outro modelo, deve estar informado relativamente a este dado, de modo a saber a intensidade máxima com a qual poderá treinar.
Carga e Peso máximo do utilizador
De modo a ter a certeza de que a máquina funciona na sua capacidade máxima e que será utilizada correctamente, é importante ter em conta o peso máximo que esta poderá aguentar. Caso este facto não seja respeitado, o funcionamento da máquina pode não ser o ideal.

Quais são as vantagens das máquinas que exercitam a parte superior do corpo?
- Estas máquinas ajudam a melhorar a sua flexibilidade e postura, ao fortalecer os seus músculos, adquire uma melhor postura corporal, o que pode ajudar a eliminar as dores nas costas e a prevenir lesões.
- A utilização deste tipo de máquinas permite manter um corpo equilibrado, ou seja, simetria muscular. Por vezes há pessoas que se concentram no treino das pernas (jogadores de futebol, runners, etc.) e esquecem a parte superior do corpo, utilizando este tipo de equipamentos se evita este desequilíbrio.
- O treino com as máquinas que exercitam a parte superior do corpo acelera o metabolismo e isto permite-lhe perder gordura mais facilmente. Não só isso, mas se quiser ganhar peso, também o permite, ganhando massa muscular.
- As máquinas para treino da zona superior do corpo ajudam a melhorar o desempenho desportivo, entre muitos outros benefícios.
Como se deve cuidar e manter as máquinas para treino da zona superior do corpo?
- As máquinas para treino da zona superior do corpo exigem um mínimo de cuidados para as ajudar a funcionar correctamente:Se a máquina tiver uma torre de placas, as peças que a compõem devem ser verificadas para que não falte nenhum elemento que possa fazer com que a máquina não lhe permita treinar corretamente.
- Os cabos: deve assegurar-se que os cabos e roldanas utilizados nas máquinas estão em perfeitas condições, sem qualquer dano (deve ser dada especial atenção ao possível desgaste ou falta de revestimentos) e que estão alinhados.
- Em geral, é aconselhável verificar de vez em quando se a máquina não está desajustada e se todas as peças estão no lugar.
- Finalmente, como em todas as máquinas de fitness, o suor e o pó devem ser removidos após a sua utilização.