Guia de compra: o que saber antes de comprar um rack
O rack é uma ferramenta que permite levantar pesos muito pesados de maneira segura. Pode ser utilizado para diferentes exercícios, ao ser um aparelho muito versátil (press de banco, agachamento frontal e traseiro, peso morto, etc.). Portanto, se o que pretende é treinar tanto o trem inferior, como o superior, de maneira segura e sem lesões, então esta é o equipamento que procura.
Em primeiro lugar, deve decidir qual será o seu uso; doméstico, semiprofissional ou profissional, já que os modelos variam segundo a gama.
Características técnicas do rack
Dimensões
Apesar de ocupar menos espaço do que as multifunções ou outro tipo de máquina de musculação, deve ter em conta as dimensões do rack de forma a adquirir aquele que lhe garanta que o espaço disponível em casa é suficiente para o seu treino.
Limite peso barra
Deve-se ter em consideração o peso máximo que a estrutura admite para garantir a utilização correta do rack e para não o danificar. É recomendável que haja uma certa diferença de pesos para evitar lesões e desgastes que diminuam a sua vida útil.
Estrutura
A estrutura do rack garante a máxima estabilidade e oferece a possibilidade de regular a sua altura para poder praticar inúmeros exercícios. Do mesmo modo, pode-se usar com um banco para ampliar a variedade de exercícios possíveis.
Peso máximo do utilizador
O peso máximo do utilizador está diretamente relacionado com a resistência do rack. O peso máximo é diferente dependendo do modelo do rack. Portanto, é importante garantir que existe uma certa diferença entre o peso do utilizador e o peso máximo suportado pelo rack para garantir a segurança durante o treino.
Quais são os benefícios de treinar com um rack?
Como indicámos antes, a maior vantagem de um rack é a segurança de treinar com pesos pesados de maneira cómoda. Ademais, treinar com um rack fornece uma variedade de exercícios por poder combinar o seu uso com acessórios, tais como bancos que permitem a realização de um treino muito mais completo.
Como cuidar e manter os racks?
Relativamente ao cuidado dos racks, é importante proceder a uma revisão regular das juntas para evitar sinais de oxidação e aplicar regularmente lubrificante para que as uniões e conexões da máquina estejam em perfeito estado. Também se deve comprovar que não falta nenhuma peça, já que poderá afetar o treino e prejudicar o utilizador no momento do desenvolvimento do exercício.
É igualmente indispensável limpar o rack depois de cada treino com um pano húmido e detergente não abrasivo. Desta forma, garante-se a longevidade da máquina e a segurança durante cada treino.