O que são os acessórios de electroestimulação?
Os acessórios de electroestimulação são pequenos dispositivos essenciais para o funcionamento de um electroestimulador uma vez que, por exemplo, estes aparelhos nunca se poderiam utilizar sem electrodos e não funcionariam sem cabos, carregadores ou baterias. Por isso, além de necessários, são fundamentais para garantir que o electroestimulador cumpre sempre correctamente a sua função e tem o melhor rendimento.

Tipo de acessórios
Com o passar do tempo e a utilização, alguns componentes como os electrodos (pequenos componentes que se colocam num determinado músculo, são ligados ao electroestimulador através de cabos e, quando este transmite o sinal para conseguir a contracção, passa através dos electrodos para garantir a melhor eficácia e segurança possíveis), ou as baterias, vão-se desgastando e torna-se necessário substituí-los. Para garantir sempre um rendimento adequado do electroestimulador, quando estes acessório começam a mostrar alguns sinais de desgaste, é conveniente substituí-los por outros novos para ter a certeza de que o aparelho funciona correctamente e que nos está a ajudar a conseguir os objectivos pretendidos.
Outros acessórios como os geles para a electroestimulação aumentam a duração dos electrodos. Basta aplicar uma pequena quantidade de gel na pele antes de colocar o electrodo para atrasar a sua deterioração. Os carregadores ou cabos do aparelho normalmente não se desgastam, mas podem, a determinado momento, deixar de funcionar, perder-se, etc. Por esse motivo, existem como acessórios para que se num determinado momento o utilizador precisar, pode substituí-los.

Truques para aumentar a duração de um electrodo
Sinais de desgaste num electrodo
Os electrodos devem ser substituídos quando mostrem sinais claros de desgaste, mas, como podemos saber se os electrodos se estão a desgastar? O sinal mais claro e determinante de que um electrodo se está a começar a desgastar é o aparecimento de uma sensação desagradável quando este está a ser utilizado, precisamento no local onde o electrodo se encontra colocado. A partir desse momento, deve ser substituído. De qualquer das formas, sempre que um electrodo apresente sujidade ou o gel do mesmo parecer gretado, é necessária a sua substituição.
Duração dos electrodos
Existem vários factores que influenciam a duração dos electrodos. Em primeiro lugar a utilização. Se não o utilizar da forma indicada, a sua duração pode diminuir. O tipo de pele ou o uso de um gel adicional são outros factores que influenciam a duração destes acessórios.