Electroestimulação

Todos os aparelhos de electroestimulação e complementos essenciais

Ver tudo
Electroestimulação

Categorias Electroestimulação

Top de marcas Electroestimulação

O que é a electroestimulação?

A electroestimulação é uma técnica para o treino e recuperação que se baseia na estimulação eléctrica do músculo. O que distingue esta técnica do estímulo voluntário do músculo é o facto de, com a estimulação eléctrica, o músculo contrai e descontrai através da acção exercida pela electroestimulação realizada no mesmo, sem que o cérebro lhe tenha enviado um sinal. Ou seja, quando decidimos contrair um músculo, o cérebro envia uma ordem na forma de uma corrente eléctrica que se desloca a grande velocidade pelas fibras nervosas até chegar ao músculo que reage contraindo-se. No entanto, no caso da electroestimulação, essa excitação é produzida directamente sobre o músculo.

Os impulsos provocados pela electroestimulação eléctrica são perfeitamente controlados e garantem eficácia, segurança e conforto na sua utilização. Na verdade, o músculo não consegue detectar a diferença entre a contracção que o cérebro ordena e a que é originada por esta nova e cada vez mais utilizada técnica de electroestimulação.

electroestimulação


Porquê um electroestimulador?

Um aparelho de electroestimulação é um acessório ideal para utilizar durante os treinos ou como substituto ocasional deles. Existe um catálogo muito extenso de electroestimuladores com programas específicos para melhorar o rendimento, tonificar o corpo ou para recuperar depois de um exercício exigente ou de uma lesão. Estes diferentes aparelhos e os seus programas oferecem variadas possibilidades para reforçar e melhorar o nosso corpo, sempre com uma técnica segura e de qualidade.

Por tudo isto, ter um electroestimulador é uma boa forma de melhorar os treinos antes, durante e após a sua realização.

electroestimulação


Factores essenciais para escolher um electroestimulador

  • 1. FINALIDADE DO TRATAMENTO

    Antes de escolher entre um ou outro electroestimulador deve decidir para que fim o pretende utilizar, uma vez que os programas de alguns deles centram-se mais num tipo de uso como, por exemplo, desporto ou fitness, recuperação muscular, tonificação muscular, tonificação corporal ou, por outro lado, se o deseja utilizar para um fim estético, etc. Por isso, em primeiro lugar, deve definir o seu objectivo. Para que fim deseja ou precisa de um electroestimulador?

  • 2. A GAMA DEPENDENTE DO OBJECTIVO

    Assim que tiver decidido o tipo de treino e os objectivos, já saberá a gama de electroestimuladores que terá de analisar. Dentro da categoria de electroestimulação, tem uma grande variedade de possibilidades. Os electroestimulantes da gama de desporto e rendimento não serão os mesmos que estão catalogados como sendo específicos para fitness e musculação, ou os que se encontram na secção de anti-dor e reabilitação, ou os que são dedicados a fins estéticos, como os cintos e os shorts. Cada gama possui as suas próprias características e programas, dependendo do próprio objectivo para o qual cada electroestimulador tenha sido criado e a escolha entre uma ou outra gama irá depender dos seus objectivos.

  • 3. INTENSIDADE, PROGRAMAS E CARACTERÍSTICAS

    Depois de saber qual a gama a analisar, deve consultar cada um dos electroestimuladores e ver o que cada um oferece. A escolha entre um aparelho que tenha programas dirigidos a um ou outro fim irá depender dos seus objectivos uma vez que, dentro da mesma gama, existem electroestimuladores com mais programas centralizados num público mais especializado ou electroestimuladores mais básicos direccionados a principiantes. Por isso, deve ter em atenção as características próprias de cada electroestimulador como: numero e tipo de programas que o aparelho inclui, intensidade máxima que consegue alcançar, níveis de progressão, cabos de ligação, quantidade de objectivos, tecnologia, etc.