Guia de compra de um powerbag
Antes de decidir que powerbag, também conhecido como sand bag ou saco de areia, quer comprar, deve considerar os seguintes pontos para que o seu acessório de tonificação o ajude a atingir os objetivos que estabeleceu. Os powerbags são o complemento perfeito para a sua rotina de treino e permitem-lhe realizar facilmente uma grande variedade de exercícios sem ter de mudar de máquina ou de objecto.
Utilização de powerbags para exercício
Os powerbags estão a tornar-se cada vez mais populares como uma alternativa aos halteres para tonificação ou construção muscular. Além disso, por ser um peso livre, isto cria instabilidade ao levantar, o que significa que os músculos estabilizadores têm de trabalhar. Por este motivo, é amplamente utilizado em disciplinas de alto desempenho, como o crossfit, para trabalhar tanto a sua força, como os seus gestos técnicos. Com este acessório pode trabalhar tanto a parte superior, como a inferior do corpo, ao mesmo tempo e é tão versátil que lhe dá a opção de fazer uma grande variedade de exercícios.
Exercícios recomendados com o powerbag
Quanto às possibilidades de exercícios oferecidas pelos powerbags, são muito amplas pois permitem-lhe treinar todo o seu corpo e acrescentar intensidade ao seu treino.
- Agachamentos com powerbag: fazer agachamentos com este acessório permite-lhe treinar mais partes do seu corpo num único movimento. Tudo o que tem de fazer é levantar o saco do chão, dobrando os joelhos e fazendo o agachamento.
- Remar com um powerbag: se estiver a tentar treinar as costas, em vez de usar uma máquina de remo ou um haltere, pode fazer o mesmo movimento com um powerbag, aumentando a intensidade como desejar, adicionando mais ou menos peso.
- Agachamentos explosivos: uma variação do agachamento é o agachamento explosivo. Este exercício é realizado abraçando firmemente o saco e fazendo um agachamento até à posição mais baixa que se pode alcançar e seguindo-o com um salto explosivo.
- Burpees com powerbag: embora os burpees possam ser feitos sem acessórios, a adição de pesos pode intensificar o seu resultado.
- Passadas com powerbag: podem ser executadas colocando o saco à sua frente, segurando-o com ambos os braços, e também atrás de si, apoiando-a sobre os seus ombros.
- Elevação de pernas com powerbag: outro uso que pode dar ao saco é como um peso para trabalhar os seus glúteos e pernas, colocando-o nas ancas e executando elevações.
- Peso morto com powerbag: se quiser realizar peso morto tanto para iniciantes com pesos mais baixos, bem como para utilizadores avançados, a utilização de um powerbag é uma boa opção. Com o agarre integrado pode fazer o exercício mais facilmente e progressivamente acrescentar dificuldade.
- Clean com powerbag: para fortalecer os músculos dos braços, o exercício clean é uma óptima opção. A areia nos sacos torna o exercício mais desafiante e as pegas no seu acessório permitir-lhe-ão fazê-lo corretamente. À medida que aumenta a sua força ou o número de repetições que é capaz de realizar, pode aumentar o peso que pode usar no exercício. É aconselhável começar com o peso mais baixo e trabalhar até ao máximo que se possa levantar.
Como se pode ver, há muitos exercícios que se podem adaptar e realizar com um único acessório. Para além destes, há muitos mais exercícios que podem ser feitos, por isso os powerbags oferecem alternativas às máquinas e halteres para que possa variar as suas rotinas.
Cuidados do powerbag
Antes de definir a manutenção a efectuar, terá de ter em conta os materiais que compõem o seu saco de areia, bem como a quantidade e o material das suas pegas.

1) Qualidade dos materiais do saco
Geralmente, o saco é feito de um tipo de nylon muito resistente, mas é importante que todas as costuras, do saco, fitas e pegas sejam resistentes e seguros, de modo a fazer com que a durabilidade do powerbag seja a esperada.
2) Quantidade e localização das pegas
Os powerbags incluem pegas através das quais estes são presos durante os treinos. Embora quase todos os modelos possuam pegas paralelas ao comprimento da bolsa e outra num dos extremos, há modelos que possuem também pegas perpendiculares e em ambos os extremos, o que permite realizar uma maior quantidade de exercícios sem criar tensão adicional nas articulações.
3) Material das pegas
Existem dois tipos de pegas para as powerbags: as de fita e as que vêm com asas mais grossas e antiderrapantes, o que as torna mais seguras e cómodas quando chega a altura de treinar.
4) Peso dos powerbags
Embora haja powerbags cujo peso pode ser alterado, o ideal é escolher um de peso fixo, uma vez que se mantém estáveis durante o exercício. Pelo contrário, os modelos ajustáveis incluem sacos que se mexem durante os treinos, o que cria uma inércia incomodativa.
Além disso, após cada treino, deve limpar o seu acessório com um pano limpo e húmido, sem utilizar produtos corrosivos, para remover o suor e pó acumulados. Se tiver mais do que um powerbag, poderá armazená-los em racks para powerbags.
¿Cuál es el peso ideal de power bag que necesito?
O peso do seu powerbag dependerá de qual é o seu objetivo. Por exemplo, não deve usar o mesmo peso se o seu objetivo for tonificar ou definir os seus músculos. Além disso, não existem regras estritas quanto ao peso que deve escolher, uma vez que este varia de acordo com a constituição física de cada pessoa. O powerbag pode pesar até 40 kg, mas normalmente varia de 5 kg a 25 kg. Será bom ter pesos diferentes para que possa aumentar e progredir ao longo do tempo.