Guia de compra de luvas de treino
Existem vários tipos de luvas que se diferenciam em durabilidade, flexibilidade, suporte, materiais e protecção, pelo que é importante escolher o modelo com cuidado, de modo a evitar possíveis acidentes provocados por falta de aderência.

Medida das luvas
Qualquer tipo de luva para fitness e musculação deve ter a medida adequada e deve ajustar-se de forma cómoda à mão e ao pulso de modo a evitar movimentos e perda de aderência durante os treinos. A maioria das luvas não inclui os dedos, no entanto existem alguns modelos que os disponibilizam e, embora este tipo ofereça uma maior protecção da pele, muitas vezes as luvas sem dedos oferecem mais conforto por serem mais frescas e permitirem uma maior ventilação.
Durabilidade das luvas
Uma vez que as luvas são utilizadas para exercícios prolongados e repetitivos, costumam ser fabricadas com materiais duradouros como por exemplo o nylon, pele ou neopreno. De todos estes materiais o nylon é o que dura menos, por isso é mais recomendável a principiantes. Os atletas que precisam de umas luvas com maior resistência devem escolher umas de pele ou neopreno. Devido ao suor criado durante os treinos, é importante certificar-se de que as luvas podem ser lavadas.
Aderência
Uma boa luva deve incluir zonas com material antiderrapante localizado na zona das palmas da mão, o que permite tracção para uma maior aderência durante o treino, conseguindo assim fazer com que as repetições sejam realizadas sem que a mão deslize ou escorregues. Outro factor importante é o material permitir uma aderência contínua, inclusivamente quando há suor, de modo a evitar sensações incómodas durante a realização dos exercícios. Muitas luvas possuem superfícies plásticas com aderência adicional na zona das palmas das mãos.

Flexibilidade
Umas luvas flexíveis permitem maior liberdade de movimentos, por isso são recomendadas para exercícios de aeróbica ou treinos com pouco peso, enquanto que umas luvas sólidas são ideais para levantamento de grandes pesos e em máquinas de musculação como remos ou máquinas para os membros superiores. É muito importante escolher umas luvas adequadas para o uso que lhes deseja dar, para que se sinta o mais confortável possível durante cada tipo de treino.
Transpirabilidade
Para treinos mais leves, com pouco peso, recomenda-se a utilização de luvas feitas com materiais mais finos, transpiráveis e que proporcionem uma boa ventilação. Por outro lado, as luvas feitas com materiais como a pele são mais adequadas para exercícios com grandes pesos, mas que sejam de menor duração. Em qualquer dos casos, o neopreno é um dos melhores materiais para luvas, uma vez que permite o fluxo de ar, é flexível, resistente, tem uma boa aderência e não permite a acumulação de suor.
Acolchoado
Ao absorver um pouco da pressão causada ao levantar ou soltar, as luvas protegem a pele e os pulsos, ajudando a que o esforço seja mais eficaz e confortável.
