Guia de compra de discos olímpicos de ferro
Dentro da categoria de discos olímpicos podemos encontrar diferentes tipos de discos que necessitará em função dos exercícios que vai realizar e do espaço onde vai realizar a rotina. As subcategorias que pode encontrar no nosso catálogo vão desde discos olímpicos com pegas ou discos de ferro até bumpers. Com todos eles pode realizar um número infinito de exercícios mas existe um tipo de disco que lhe convém mais do que outro, por isso tentaremos resolver as suas dúvidas nesta guia de compras. Antes de mais, pense nos exercícios que vai realizar com o disco, vai precisar de um barra? Se assim for, terá de obter pelo menos dois discos com o mesmo peso para alcançar a estabilidade certa ao realizar os exercícios. Se precisar de segurar o disco com as mãos durante os exercícios, os discos com pegas são a melhor opção. São mais confortáveis de segurar com as mãos e pode também usá-los com uma barra se desejar, pois têm um buraco interior para barras olímpicas. Por outro lado, se pensa utilizar discos apenas com barra, poderá adquirir discos de fundição ou bumpers. A principal diferença é o material de que são feitos e o aspecto que têm. Ambos lhe permitirão realizar os exercícios na perfeição.
Que discos olímpicos de ferro comprar?
Os discos olímpicos de ferro ou de fundição são uma ótima escolha para os seus treinos tanto com barra, como individualmente. Podem ser utilizados para numerosos exercícios de treino de força, treino funcional e para fortalecer os seus músculos abdominais, bíceps, tríceps, quadríceps e glúteos, dependendo do exercício que estiver a fazer. Estes discos são perfeitos para utilização em casa ou no ginásio. São muito resistentes, suaves ao toque e o seu material é antideslizante, pelo que estará completamente seguro. Além disso, os discos para uso profissional são compatíveis com outras máquinas, tais como racks, jaulas de musculação, bancos de musculação multifunções e todas as ferramentas de fitness que suportam este diâmetro. No entanto, isto não o isenta da utilização de um bom protetor de chão se for utilizar grandes cargas no chão da sua casa ou ginásio.
Características técnicas a considerar
Quanto às características a procurar ao comprar um disco olímpico de ferro fundido, o principal é definir o uso que lhe vai dar, a carga necessária e o orçamento que tem. Quanto à utilização, pode ser doméstica ou profissional, ambas podem ser utilizadas na sua casa. Se quiser utilizá-lo como complemento de algum rack, jaula ou qualquer tipo de máquina que tenha a possibilidade de incorporar discos com este diâmetro em questão, é preferível que adquira um disco para uso profissional.
Por outro lado, a carga de que necessita dependerá dos exercícios que vai realizar. Em alguns casos, cargas mais baixas e um maior número de repetições são preferíveis a cargas mais altas. Por exemplo, em exercícios de costas como o remo com barra, geralmente levantará menos peso do que em exercícios de pernas onde a sua capacidade de carga é maior. Idealmente, deverá ter várias cargas diferentes e alternar o peso dependendo do exercício e da experiência do utilizador no exercício.
O preço do disco dependerá do peso que se compra, quanto mais pesado for o disco, mais caro é. Portanto, é essencial definir bem as cargas que necessita, e as combinações que pode fazer com elas. Por vezes, pode valer mais a pena comprar uma carga mais alta e não 4 ou 5 discos com uma carga mais baixa, mesmo que o preço seja mais baixo.
As melhores marcas de discos olímpicos de ferro fundido
Finalmente, outro factor de diferenciação entre os discos olímpicos é a marca do disco. Todas as marcas com que trabalhamos se destacam pela qualidade do seu material e pelo seu prestígio no mundo da fitness. Entre as marcas mais conhecidas pode encontrar Hammer ou AFW, que são algumas das marcas mais representativas e actuais de equipamento desportivo a nível nacional e internacional.