Passadeiras de correr Life Fitness

A passadeira de correr é a máquina de cardio mais utilizada no mundo, uma vez que permite fazer exercício de modo simples, cómodo e variado sem sair de casa. Além disso, o running é uma das actividades físicas mais praticadas actualmente, já que durante o treino se exercitam constantemente os músculos do corpo, principalmente dos membros inferiores, ao mesmo tempo que se melhora e activa o sistema cardiovascular.

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    Passadeira de Correr Life Fitness T3 GO
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    Passadeira de Correr Life Fitness T3 GO

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    • Treino semanal: Mais de 20 horas semanais
    • Velocidade Max.: 20 Km/h
    • Largura : 51 cm
  • De desenho cuidado, tem um potente motor de 3cv e é fácil de utilizar, estando equipada com um motor central de inclinação.
    Passadeira de Correr Life Fitness T3 Track Connect
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    • Treino semanal: Mais de 20 horas semanais
    • Velocidade Max.: 20 Km/h
    • Largura : 51 cm
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    Passadeira de Correr Life Fitness T5-0
    Home PremiumOferta incluída

    Passadeira de Correr Life Fitness T5-0

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    • Treino semanal: Mais de 20 horas semanais
    • Velocidade Max.: 20 Km/h
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  • Poupa espaço e oferece a qualidade, o rendimento e o aspecto sensacional esperado da num equipamento que se pode guardar fácil e rapidamente.
    Passadeira de Correr dobrável Life Fitness F1 Smart
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    • Treino semanal: Mais de 20 horas semanais
    • Velocidade Max.: 16 Km/h
    • Largura : 51 cm
  • Quando necessita um treino de qualidade profissional mas não pode ir ao ginásio diariamente, experimente a Life Fitness Club Series. O modelo CST inclui o sistema FlexDeck de absorção de impacto em musculos e articulações
    Passadeira de Correr Life Fitness CST Club Series
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    • Treino semanal: Mais de 20 horas semanais
    • Velocidade Max.: 20 Km/h
    • Largura : 51 cm
  • Poupa espaço e oferece qualidade, o rendimento e o aspecto sensacional esperado da Life Fitness num equipamento que se pode guardar fácil e rapidamente. Inclui a nova consola GO.
    Passadeira de Correr dobrável Life Fitness F3 GO
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    • Treino semanal: Mais de 20 horas semanais
    • Velocidade Max.: 16 Km/h
    • Largura : 50 cm
  • Seus componentes de alta qualidade asseguram anos de uso dos mais exigentes. Inclui a nova consola Track Connect.
    Passadeira de Correr Life Fitness F3 Track Connect
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    • Treino semanal: Mais de 20 horas semanais
    • Velocidade Max.: 16 Km/h
    • Largura : 50 cm

Guia de compra de uma passadeira de correr


As passadeiras de correr são um dos equipamentos cardio mais utilizados, uma vez que permitem realizar treinos aeróbicos simples, mas eficientes. Quando se toma a decisão de comprar uma passadeira de correr, há vários aspectos a ter em conta, tais como o orçamento e os objectivos estabelecidos.

Selecionar o tipo de treino



Quando definir estes dois pontos tão pessoais, terá de ter em conta as seguintes especificações e características técnicas

  • 1) Dimensões da passadeira
  • 2) Tamanho da superfície de corrida
  • 3) Peso máximo do utilizador
  • 4) Potência do motor, velocidade e inclinação
  • 5) Amortecimento
  • 6) Monitor e programas de treino
  • 7) Optional tecnologici
  • 8) Vantagens da passadeira de correr
  • 9) Manutenção
  • 10) Limpeza e cuidado
cinta de correr

1) Dimensões da passadeira

O tamanho da passadeira refere-se ao espaço que ocupa, um aspecto fundamental se não tiver espaço suficiente em casa. Actualmente, existem vários modelos que podem dobrar-se e ocupar pouco espaço depois da sua utilização, o que facilita muito a arrumação.

cinta de correr

2) Tamanho da superfície de corrida

A superfície de corrida é a parte da passadeira onde se corre (largura x comprimento). Se a falta de espaço não é um problema, recomendamos a compra de uma passadeira com uma superfície de corrida de maiores dimensões, já que alguns centímetros a mais proporcionam mais conforto quando corre.

Tenha em conta que dependendo da sua altura e da longitude da sua passada, poderá treinar de forma mais confortável numa passadeira de correr ou noutra. Por exemplo, os utilizadores que tenham uma altura superior a 1,80 m precisam de uma superfície de corrida mínima de 46 x 130 cm.

3) Peso máximo do utilizador

O peso máximo do utilizador está directamente relacionado com o esforço exigido ao motor. Quanto maior for o peso do utilizador, maior será o esforço exigido ao motor e, por isso este terá de ser mais potente. Certifique-se de que existe uma certa diferença entre o seu peso e o peso máximo suportado pela máquina, de modo a garantir o máximo rendimento durante o treino.

cinta de correr

4) Potência do motor, velocidade e inclinação

Motor: O motor é a parte mais importante da passadeira de correr, uma vez que determina a sua resistência e durabilidade. Escolher um modelo com um motor mais ou menos depende, principalmente, dos seus objectivos de treino. As passadeiras de correr de uso doméstico ou semi-profissional têm um motor de corrente contínua integrado e as de uso profissional têm um motor de corrente alternada. O tipo de motor afecta o período de utilização contínuo que se pode fazer da passadeira.

A potência do motor, medida em cavalos de potência (CV ou HP), mede-se de forma contínua ou em pico. A potência contínua é a potência que pode alimentar o motor de forma constante durante um período de treino, enquanto que a potência em pico se trata da potência máxima que o motor consegue atingir de forma pontual, mas que não se mantém de forma constante durante o treino. Portanto, a potência em pico será sempre superior, mas será a potência em contínuo a que irá determinar realmente a robustez e a capacidade real da passadeira de correr.

Velocidade: Uma velocidade máxima de 12 Km/h é suficiente se pretender fazer exercício de forma constante e moderada. No entanto, se o que deseja é treinar de forma mais dura e intensiva, recomendamos que invista numa passadeira de correr que consiga atingir uma velocidade compreendida entre os 16 e os 20 Km/h, já que de outra forma irá atingir rapidamente a velocidade máxima e a máquina não poderá proporcionar-lhe o nível superior de treino que precisa para continuar a melhorar.

Inclinação: É possível regular a inclinação da passadeira de modo manual ou eléctrico. A maioria das passadeiras de correr possui uma inclinação compreendida entre os 10 e os 12%, embora este valor possa ir desde os 8% até cerca de 15%. A inclinação é também um valor a ter em conta, uma vez que permite simular corridas com maior ou menor inclinação e pôr à prova o seu tempo, velocidade ou resistência a uma determinada inclinação.

5) Amortecimento

O amortecimento é uma das características mais importantes de uma passadeira de correr.

Graças ao amortecimento, as suas articulações estarão mais protegidas do que quando treina no exterior, pois a passadeira absorve grande parte do impacto para que as suas articulações sofram menos durante os treinos. Geralmente os sistemas de amortecimento são capazes de absorver o impacto de entre 15% a 40%.

Embora seja verdade que o amortecimento é um dos fatores principais para poder treinar na passadeira, existem alguns modelos com opção de ajustar o nível de amortecimento para conseguir uma sensação mais real. Estas passadeiras ajudam-lhe a preparar-se para as corridas ou maratonas que tenha previsto realizar.

6) Monitor e programas de treino

O monitor é a zona na qual se controlam todas as funções que vão desde o tipo até à intensidade do treino.

O seu ecrã mostra indicações básicas tais como a velocidade, inclinação, tempo, calorias queimadas ou o ritmo da corrida. A partir daí e, de acordo com o preço, o desempenho da passadeira de correr aumenta em tecnologia e conforto.

cinta de correr

Os programas de treino integrados são executados automaticamente pela máquina, seguindo um objectivo previamente fixado (queima de calorias, treinos intensivos, resistência ou velocidade, etc). Dependendo do modelo que escolher, a passadeira de correr pode ter entre 8 a 100 programas diferentes com os quais pode realizar treinos personalizados e variados.

7) Extras tecnológicos

Outro aspecto a destacar e que se revela cada vez mais determinante quando se compra uma passadeira de correr, é a possibilidade de realizar treinos interactivos. Muitos fabricantes já estão a integrar sistemas que integram a tecnologia de vários tipos de dispositivos iOS (iPod, iPad ou iPhone) e Android (Tablets e Smartphones) de modo a oferecer, através de aplicações específicas, uma experiência muito mais gratificante, visual e motivadora do que a que oferecem as passadeiras de correr tradicionais.

cinta de correr

8) Vantagens da passadeira de correr

  • Menor impacto
    Graças ao sistema de amortecimento, ao realizar o exercício na passadeira as suas articulações sofrerão menos do que na rua, pois a passadeira absorve uma parte do impacto ao correr ou caminhar.

  • Saúde
    A passadeira não só ajuda a mantê-lo em forma, mas também melhora a circulação sanguínea e ajuda a diminuir a pressão arterial, fortalecendo assim o coração.

  • Perder peso
    A passadeira de correr é um dos equipamentos de cardio com que pode queimar mais calorias. Permite realizar vários tipos de treinos por intervalos ou de longa duração. Além disso, se utiliza a inclinação, o consumo de calorías aumentará mais ainda e tonificará os músculos das pernas e glúteos. Resumindo, é perfeita para alcançar os seus objetivos de perda de peso.

  • Sem desculpas
    Que nada impeça o seu treino. A falta de tempo, o clima, as superfícies irregulares ou as ruas mal iluminadas são algumas das razões mais comuns para deixar de lado os seus treinos. Ao dispor de uma passadeira de correr no seu lar, pode utilizá-la a qualquer hora do dia e em qualquer momento, sem desculpas, nem impedimentos.

  • Multitarefa
    Treinar numa passadeira de correr, permite, para além de treinar, desfrutar de outras atividades, como por exemplo: ver televisão, ouvir música, ver correios eletrónicos, navegar na internet ou até mesmo trabalhar.

9) Manutenção

A lubrificação é um dos pontos mais importantes da manutenção da passadeira e deve ser realizada habitualmente. Deve-se utilizar um spray de silicone que não contenha aditivos adicionais.

Para uma boa manutenção é necessário verificar o nível da lubrificação da passadeira. Isto deve realizar-se aproximadamente cada 200 horas de utilização, cada 150 km ou uma vez por mês.

Para lubrificar corretamente a passadeira e conseguir o melhor resultado possível, deverá

· Parar a passadeira e desligar da tomada.
· Levantar um dos laterais do tapete e aplicar o spray horizontalmente, verificando que expande-se até ao centro do mesmo.
· Repetir o processo no lado contrário do tapete.
· Remover o excesso de silicone, caso seja necessário.
· Volte a ligar a passadeira à tomada e caminhe durante 5 minutos a uma velocidade moderada (máximo 5 km/h) para conseguir que a lubrificação seja distribuída por todo o tapete.

Tanto a falta de lubrificação, como o excesso da mesma são prejudiciais para a correta manutenção da passadeira, pelo que é recomendável realizar este procedimento habitualmente, utilizando únicamente a quantidade necessária de spray.

10) Limpeza e cuidado

Enquanto ao correcto cuidado da passadeira é importante ter em conta  que deve ser colocada numa superfície nivelada para que o tapete e o motor estejam equilibrados. Recomenda-se colocar um protetor de chão, tanto para não danificar a superfície como para diminuir o ruído e prolongar a duração da passadeira.

Após o treino, utilize um pano limpo e seco para limpar qualquer vestígio de suor que possa ter caído no tapete ou na estrutura da passadeira.

Uma vez por semana, utilize um pano limpo e húmido para limpar o pó e retirar a sujidade da superfície e do monitor. Lembre-se utilizar apenas água, pois os produtos de limpeza podem danificar os acabamentos da passadeira.

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