Guia de compra de aminoácidos ramificados
Os aminoácidos ramificados ou BCAA (Branched-chain Aminoacids) são compostos criados através da mistura de três tipos de aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina (responsáveis pela síntese das proteínas por parte das fibras musculares). Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir de forma autónoma e, por isso, devem ser obtidos através de uma dieta. Estão disponíveis em diferentes formatos e sabores para que cada utilizador os possa consumir de acordo com as suas preferências.

Benefícios dos aminoácidos ramificados
- · Aumentam a síntese de proteínas em maior medida que uma proteína
- · Dão energia aos músculos do corpo e evitam o desgaste e a fadiga muscular
- · Ajudam a desenvolver a massa muscular
- · Facilitam o processo de recuperação após treinos de alta exigência
- · Reduzem os danos musculares graças às suas propriedades analgésicas
Formato dos aminoácidos ramificados
Os aminoácidos ramificados encontram-se disponíveis em três formatos: pó, cápsulas e comprimidos. O formato não afecta os benefícios do produto, pelo que deve escolher aquele que lhe sente mais fácil de tomar.
Ratios dos aminoácidos ramificados
Actualmente existem aminoácidos ramificados em diversos ratios: 2:1:1, 4:1:1 y 8:1:1 (leucina, isoleucina e valina). A escolha entre um ou outro ratio(a proporção dos três aminoácidos) depende do avançado que esteja o utilizador em questão, da intensidade do exercício que costuma realizar. O ratio com o qual a maioria dos produtos é criada e aquele que é mais aconselhado é o 2:1:1, uma vez que é o mais próximo às relações de BCAA que se encontram na proteína animal.