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Aminoácidos

Os melhores suplementos de aminoácidos para uma recuperação muscular óptima

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O que são os aminoácidos?

Os aminoácidos são as moléculas que compõe as proteínas. Na natureza, encontramos vinte tipos diferentes divididos em essenciais e não-essenciais, em virtude de serem ou não produzidos pelo organismo.

Os aminoácidos não-essenciais são os que se podem produzir de forma autónoma através do nosso organismo enquanto que os essenciais têm de ser ingeridos através das refeições e, por isso, o nosso corpo não os consegue produzir. A nutrição desportiva dedica-se à criação de fórmulas optimizadas para que o desportista possa beneficiar das suas vantagens tanto em desportos de resistência como de musculação e força.

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Porque é que os aminoácidos são importantes?

Os aminoácidos desempenham funções de grande importância no do nosso organismo, desde o crescimento das unhas e do cabelo até aos processos anabólicos para um correcto desenvolvimento da massa muscular. Além disso, ajudam também a travar os processos catabólicos (a degradação muscular) que se activam após o exercício, actuam como neurotransmissores, transmitem energia e facilitam a absorção de nutrientes no organismo. São muito populares em desportos anaeróbicos e actuam como recuperadores se forem tomados depois do exercício e atrasam o aparecimento da fadiga se forem tomados antes do exercicio.

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Tipos de aminoácidos

Aminoácidos essenciais

Dentro desta categoria encontrámos fórmulas que combinam vários aminoácidos essenciais que lembramos são os que apenas conseguimos obter através da nossa dieta, uma vez que o nosso organismo não os consegue sintetizar sozinho. Alguns dos seus benefícios incluem o aumento da massa muscular, da força e potência e da rapidez de recuperação. Dentro dos aminoácidos essenciais há uma combinação de três que é particularmente importante: a leucina, a valina e a isoleucina, também conhecidos como BCAAs ou aminoácidos ramificados. Os BCASSs (Branched-Chain Amino Acids) ajudam a sintetizar a alamina e a glutamina nos processos catabólicos, além de evitar as consequências dos treinos excessivos nos desportistas.

Aminoácidos não-essenciais

Apesar de este aminoácidos poderem ser sintetizados pelo organismo, nem sempre conseguimos obter os níveis ideais para a nossa actividade física, quer devido ao próprio desgaste, quer devido a dietas e hábitos pouco apropriados. Por isso, os aminoácidos não-essenciais mais utilizados na prática desportiva são a alanina e a glutamina. A alanina é indispensável para o aumento da carnosina que se encontra no músculo esquelético. Isto leva a uma recuperação muscular quase imediata e é um excelente protector muscular. A glutamina também actua como anti-catabólico e, em momentos de grande desgaste, pode ser convertida em aminoácido essencial, sendo essa uma das principais razões pelas quais este suplemento não pode faltar nas rotinas de qualquer desportista.