Plataformas vibratórias

As plataformas vibratórias, também conhecidas como plataformas oscilantes, são um tipo de equipamento cardiovascular que serve de complemento ao treino tradicional. Estas máquinas trabalham os músculos para que reajam às vibrações contínuas de diferente intensidade que transmitem e que provocam uma contracção sem sobrecarga nos músculos, tendões e cartilagens. As plataformas vibratórias podem ser utilizadas para reabilitação, fortalecimento, emagrecimento e até para a preparação de diferentes provas desportivas.

Seleccione até 4 produtos a comparar produtos selecionados
  • Plataformas vibratórias
  • Mais Vendidos
  • Preços mais baixos
  • Preços superiores
  • Maior desconto
  • Plataforma vibratoria de movimento TRI-PLANO. O estimulo da vibração realiza-se em três planos diferentes. 2 máquinas numa: a solução de fitness definitiva para as mulheres
    Plataforma Vibratoria BH Combo Duo YV56
    • Tecnologia :Tri-plana
    • Treino semanal:Até 20 horas semanais
    • Peso máximo do utilizador :120 Kg
  • BH G225 Tactile Tonic Pro. Massagem e relaxamento. Acção suave para relaxar os músculos tensos, as articulações doridas e aumentar a circulação sanguínea.
    BH Tactile Tonic Pro G225
    • Tecnologia :Massajadora
    • Treino semanal:Até 7 horas semanais
    • Peso máximo do utilizador :100 Kg

Guia de compra: o que saber antes de comprar uma plataforma vibratória


Antes de comprar uma plataforma vibratória, é importante conhecer e prestar atenção aos diferentes parâmetros gerais: que tipos de plataformas existem em função do movimento que fazem, que aspectos técnicos devem ser considerados na escolha?

Que tipos de máquinas vibratórias existem?

Um dos principais aspectos que diferenciam uma plataforma vibratória é a sua tecnologia, que determina o tipo de movimento. A tecnologia pode ser triplano, sónica ou oscilante (plano vertical ou horizontal).

Plataformas vibratórias por som

São as plataformas mais recentes e obtêm a sua vibração através de ondas sónicas, o que elimina os movimentos produzidos de forma mecânica pelos motores. A vibração sónica é completamente silenciosa, não produz impacto de choque e, por não ter aceleração e desaceleração descontrolada, não produz os sintomas de enjoo que podem ser provocados pela vibração mecânica.

Plataformas vibratórias tri-planas

Exercitam todos os grupos musculares, uma vez que o movimento realizado se desenvolve ao longo de três eixos: de baixo para cima, da esquerda para a direita e da frente para trás. Este tipo é indicado particularmente para utilizadores que desejam exercitar mais a sua musculatura, já que a melhor forma de obter resultados para o desenvolvimento da tonificação muscular é a combinação de uma amplitude pequena com uma velocidade elevada.

Plataformas vibratórias oscilantes

O movimento realizado com este tipo de plataforma é executado em dois planos: vertical e horizontal. São particularmente indicadas para os utilizadores que desejam perder peso ou se encontram em reabilitação, uma vez que a combinação de uma amplitude alta e velocidade baixa é ideal para a perda de gordura e exercícios de reabilitação.

Características técnicas das plataformas vibratórias para treinar

Estes são alguns dos aspectos técnicos que deve ter em conta a fim de seleccionar a máquina vibradora que melhor se adequa a si:

  1. Frequência
  2. Amplitude
  3. Potência do motor
  4. Dimensões

Frequência

Chama-se "frequência" ao número de oscilações por segundo, ou seja, o número de vezes nas quais se realiza uma vibração completa por segundo. É medida em hercios e, quanto maior for a frequência permitida pela plataforma vibratória, maiores serão as opções de trabalho.

Plataforma vibratória

Amplitude

Chama-se "amplitude" à dimensão que cada ciclo de oscilações possui, sendo medida desde o pico mais baixo até ao mais alto da onda. É recomendado que a plataforma vibratória possua a opção de várias amplitudes de onda para que possa escolher a intensidade do treino. Quanto maior for a amplitude permitida pela plataforma vibratória, maiores serão as opções de trabalho.

Potência do motor

A potência do motor, medida em W (Watts), refere-se à potência máxima efectiva que a plataforma pode desenvolver. Quanto maior for a potência indicada, menos o motor e os seus componentes internos são forçados e, por conseguinte, o desgaste será menor e a sua utilização mais eficaz e satisfatória.

Plataforma vibratória

Dimensões

As dimensões da plataforma vibratória são um aspecto a ter em conta, uma vez que o seu armazenamento pode ser uma dificuldade para o utilizador. Portanto, antes de comprar a sua máquina, deve ter em conta o espaço que ela irá ocupar. Se quiser exercer cardio e precisar de uma máquina que ocupa muito pouco espaço, recomendamos a utilização de mini-bikes com os quais pode treinar as pernas e os braços.

¿Quais são os benefícios das máquinas vibratórias?

As plataformas vibratórias oferecem um tipo de treino único que proporciona grandes benefícios:

  • Melhora a tonificação muscular, a força corporal e aumenta a elasticidade.
  • Aumenta a agilidade, potência e coordenação.
  • Ajuda a reduzir a gordura e a celulite.
  • Acelera a recuperação entre sessões de treino.
  • Trata e previne lesões, fortalecendo os diferentes músculos do corpo.
  • Ajuda ao tratamento da atrofia muscular e problemas de circulação.
  • Reduz o stress e trata das insónias.
  • Melhora a coordenação motora e o equilíbrio.

Vale a pena salientar que se, para além dos benefícios das máquinas vibratórias, procura melhorar a sua força muscular, resistência e recuperação, pode fazê-lo facilmente com electroestimuladores desportivos. Uma vez terminado o treino na sua plataforma vibratória, a introdução de electroestimulação nos seus treinos diários reforçará o seu progresso.

Plataforma vibratória
voltar

Ligações que lhe podem interessar sobre Plataformas vibratórias