Guia de compra de electrodos e geles
ELECTRODOS
Quando decidir adquirir electrodos de reposição, deve ter em atenção a marca, o modelo e o tipo de ligação, de modo a garantir que o electrodo escolhido é compatível com o electroestimulador.
Quando é que os electrodos devem ser substituídos?
A duração de um electrodo é determinada pelo uso que tiver, a utilização de gel e até o tipo de pele do utilizador. Quando os electrodos comecem a mostrar sinais claros de desgaste, devem ser retirados e substituídos por outros novos. O sinal mais claro de desgaste é o aparecimento de uma sensação um pouco desagradável durante a utilização do electroestimulador, precisamente no sitio onde se encontra o electrodo. Independentemente desta sensação, sempre que o electrodo estiver sujo ou o gel não pareça estar em boas condições, convém substituí-lo por outro novo.
GELES
O gel de electroestimulação actua como condutor do impulso e melhora o contacto entre a pele e o electrodo, melhorando assim o conforto, condutividade e eficácia da estimulação. Recomenda-se o uso de gel de electroestimulação nas peles secas ou zonas do corpo com muito pêlo. Também é utilizado para aumentar a duração dos electrodos quando estes começam a perder aderência à pele e, assim, a perder eficácia. Estes geles adaptam-se a qualquer tipo de acessório e é necessário apenas adicionar uma pequena quantidade na zona onde irá colocar o electrodo.