Bicicletas de ciclismo indoor Proform

A bicicleta de ciclismo indoor ou bicicleta de spinning é uma das máquinas de fitness mais utilizadas nos ginásios, tanto em treinos individuais como em aulas colectivas. A principal função destas bicicletas é a de dar uma sensação o mais parecida possível à das bicicletas de estrada tradicionais, com muitas e variadas opções de treino. Com o spinning, uma das técnicas mais populares e praticadas na actualidade para manter a forma, perde-se gordura e realiza-se um trabalho completo e enfocado no tren inferior(pernas, músculos e glúteos).

Seleccione até 4 produtos a comparar

  • Desenhada para um treino profissional com tecnologia innovadora.
    Bicicleta Ciclismo Indoor Proform Tour de France 1.0
    0 Estrelas (0)
    • Peso do volante de inércia: 9 Kg
    • Travão: Magnética Programas
  • 9,5kg de roda de inércia, à frente bandejas duplas ou triplas, atrás 10 velocidades, 24 programas, iFit Live incluído em parceria com Google Maps, cinto Proform Bluetoth, Inclinação -20% a + 20 %.
    Bicicleta Ciclismo Indoor Proform Tour de France Pro 5.0
    0 Estrelas (0)
    • Peso do volante de inércia: 9 Kg
    • Travão: Magnética Manual
  • Proporciona uma real sensação de estrada. 9,5 kg de roda de inércia, inclinação -20% à + 20 %, 24 programas, iFit integrado em parceria com Google Maps, compatível com MP3.
    Bicicleta Ciclismo Indoor Proform Tour de France 2.0
    0 Estrelas (0)
    • Peso do volante de inércia: 9 Kg
    • Travão: Magnética Manual
  • Volante de inercia: 14 kg, resistência: manual com multi-niveis de resistência. Assento ajustável com acolchoado, ajustável, anti-deslizante
    Bicicleta Ciclismo Indoor Proform Speed Biking 200
    5.0 Estrelas (1)
    • Peso do volante de inércia: 14 Kg
    • Travão: Por fricção

Guia de compra de uma bicicleta de ciclismo indoor

As bicicletas de ciclismo indoor são um dos aparelhos de cardio mais conhecidos para treinar tanto em ginásio, como no conforto da sua casa. Usar este tipo de equipamento torna-se divertido e energizante, pois oferece uma ampla variedade de opções para evitar a monotonia, graças a isto conseguirá a motivação necessária para ser constante nos exercícios.

Quando se toma a decisão de comprar uma bicicleta de ciclismo indoor, há vários aspectos a ter em conta, tais como o orçamento ou a utilização que terá.

Selecionar o tipo de treino

Antes de comprar uma bicicleta de ciclismo indoor, existe uma série de aspectos aos quais deve prestar atenção de modo a garantir que faz a escolha mais correcta.

  • 1) Tipo de transmissão
  • 2) Tipo de resistência
  • 3) Peso do volante de inércia
  • 4) Possibilidades de ajuste
  • 5) Monitor e consola
  • 6) Vantagens
  • 7) Manutenção
  • 8) Limpeza e cuidado

1) Tipo de transmissão: correia ou corrente

As bicicletas de ciclismo indoor têm os pedais ligados ao volante de inércia de duas formas diferentes, do modo a que no momento em que o utilizador começa a pedalar, gera a rotação do volante. Esta acção denomina-se transmissão e pode realizar-se por correia ou corrente. A transmissão por correntea é a mais económica e a que proporciona uma sensação mais realista e semelhante à de uma bicicleta de estrada, no entanto é a opção mais ruidosa e a que necessita de mais manutenção. Por outro lado, a transmissão por correia é mais silenciosa e não precisa de tanta manutenção, mas também fica mais cara.

ciclismo indoor

2) Tipo de resistência: magnética ou por fricção

A resistência das bicicletas de spinning pode ser por fricção ou magnética. A resistência por fricção (pastilhas) é a mais utilizada em ambiente doméstico, principalmente devido ao seu custo. Neste sistema, as pastilhas roçam entre si e exerçam pressão sobre o disco de inércia de modo a reduzir a sua velocidade ou travá-lo. A resistência magnética é a mais utilizada em bicicletas de ciclismo indoor de alta gama, mais orientadas para uso profissional. Neste sistema, a roda de inércia é travada graças a electroímanes que seguem as indicações transmitidas pelo utilizador através do monitor. É mais caro, mas, em comparação com a resistência por fricção, é muito mais silêncio e não necessita de nenhum tipo de manutenção.

3) Peso do volante de inércia

O volante de inércia é o elemento da bicicleta que faz girar o eixo pedaleiro que transmite as diferentes resistências para variar a intensidade durante o exercício. Quanto maior for o peso do volante de inércia, mais suave e fluída será a sensação ao pedalar e maior será também a possivel variação da resistência, pelo que se podem realizar treinos mais exigentes.

ciclismo indoor

4) Possibilidades de ajuste

As opções de ajuste do selim e do guiador estão directamente relacionados com um maior ou menor conforto ao fazer exercício. Nem todos os selins podem ser regulados ou substituídos, por isso é importante ter atenção ao escolher a bicicleta, de modo a garantir que pode ou não ser ajustada para poder fazer exercício de forma confortável e assim evitar posturas que possam causar lesões. Acontece o mesmo com o guiador, que deve poder ser ajustado tanto em comprimento como em altura para ser adaptado à altura do utilizador e evitar dores nas costas depois dos treinos. Deve ter em conta que um assento e um guiador incómodos podem levar a uma má experiência durante o exercício.

5) Monitor e consola

A consola é indispensável, uma vez que é a partir desta que se controlam as diferentes funções da bicicleta e se visualiza informação importante como: velocidade, RPM, calorias queimadas, tempo, distância, etc. Além disso, se é compatível com o seu Smartphone, iPod, iPad ou iPhone, poderá realizar treinos interactivos com as aplicações disponíveis que irão tornar os seus treinos uma actividade muito mais agradável e motivante. Actualmente, o monitor e esta compatibilidade e função são um dos aspectos que mais estão a evoluir e ao qual os fabricantes se têm dedicado mais, uma vez que assim adicionam caracteristicas interessante aos treinos.

ciclismo indoor

6) Vantagens

Tal como acontece em todos os equipamentos cardiovasculares, as bicicletas de ciclismo indoor ou de spinning também oferecem uma série de benefícios aos seus utilizadores:

· Fortalecem e tonificam os membros inferiores (pernas, músculos e glúteos).
· Combinam treino aeróbico e anaeróbico graças às mudanças de ritmo.
· Garantem uma actividade física de baixo impacto que se adapta a qualquer idade.
· Queimam gorduras e reduzem o volume.
· Trabalham e tonificam a zona central (abdominais) de forma intensiva.
· Melhoram a resistência à medida que se aumenta a intensidade do treino.
· Ajudam a reduzir o stress e favorecem a concentração.
· Possibilitam um treino muito diversificado e variado (individual, colectivo, com música, etc.)

7) Manutenção

Para um bom desempenho e funcionamento da máquina é necessário, uma vez por mês, revisar o nível de lubrificação das partes móveis da bicicleta.

A correta lubrificação destas partes ajuda a reduzir a possível aparição de ruídos ou barulhos incómodos. Também contribui a reduzir o desgaste, o que fará com que as peças durem mais e com um melhor funcionamento.

As partes nas quais deve prestar especial atenção são a corrente, a porca do pedal, o eixo do volante de inércia, os rolamentos e as tampas de ajuste, uma vez que suportam uma grande fricção durante o treino e com o passar do tempo o óleo vai perdendo as suas propriedades.

Além da revisão mensual, recomenda-se realizar também uma revisão trimestral dos parafusos. É necessário verificar que não se tenham desapertado por causa do uso e caso afirmativo, devem ser apertados de novo, pois um parafuso solto pode causar instabilidade da bicicleta.

8) Limpeza e cuidado

Treinar com uma bicicleta de ciclismo indoor permite realizar treinos que geram mais gasto calórico e transpiração, por isso, ao finalizar cada sessão, deverá limpar o guiador, o monitor, o quadro e a roda de inércia da bicicleta, com um pano húmido e sem detergentes corrosivos. Desta forma, evitará a possível corrosão com o passar do tempo.

Recomenda-se colocar um protetor de chão debaixo da bicicleta, para proporcionar uma base mais estável e nivelada, o que prolongará a duração da máquina. Além disso, também serve para proteger a superfície na qual é utilizada.

voltar

Ligações que lhe podem interessar sobre Bicicletas de ciclismo indoor