Bolas medicinais

As bolas medicinais são um dos melhores acessórios para exercícios de levantamento de peso e para levar a cabo um plano de treino muito completo. São uma ferramenta simples, económica e muito versátil com a qual poderá treinar e melhorar a coordenação, força e resistência do corpo. Com um diâmetro variável e feitas de couro, borracha ou plástico, encontram-se disponíveis em diferentes pesos de modo a garantir um treino adaptado a cada utilizador.

Bolas medicinais

Guia de compras online: bolas medicinais para tonificação


Há vários aspectos a considerar antes de decidir que bola medicinal precisa de comprar, tais como peso e tamanho. As bolas medicinais ou bolas suíças são ferramentas que oferecem muitas opções de treino, uma vez que a sua instabilidade leva a que seja necessário um trabalho especial dos músculos das extremidades para que a bola seja manuseada. Este trabalho traduz-se em benefícios importantes para a prática de quase todo o tipo de desportos de aeróbica e fortalecimento articular e muscular.

Para treinar com bolas medicinais, é necessário possuir um grande controlo corporal, pelo que deve ter muita atenção ao tamanho e peso da bola para evitar lesões e conseguir trabalhar da forma mais eficaz possível.

Para treinar com bolas medicinais, é necessário possuir um grande controlo corporal, pelo que deve ter muita atenção ao tamanho e peso da bola para evitar lesões e conseguir trabalhar da forma mais eficaz possível.

bola medicinal

Quantos pesos diferentes estão disponíveis para as bolas medicinais?

As bolas medicinais possuem pesos e tamanhos diferentes. Quanto maior o peso da bola, maior será o seu tamanho e terá uma cor diferente. Geralmente, o peso das bolas mais leves é de 1 Kg e as bolas mais pesadas pesam cerca de 15 Kgs.

O peso recomendado de uma bola medicinal é determinado de acordo com o exercício que se vai realizar, o nível de força do utilizador e o número de repetições. Para treinos de potência, o peso da bola medicinal deve ser entre 30% e 50% da sua capacidade. Para actividades que envolvam diferentes tipos de articulações, a bola medicinal deve ser grande o suficiente para que possa ser controlada com as mãos. Para exercícios abdominais, a bola medicinal deve ser mais pequena e leve, de modo a poder maximizar a velocidade e a técnica.

A bola medicinal de 9kg ou de 10kg são as mais comuns entre os praticantes de exercícios com este tipo de equipamento, mas se for um principiante é melhor começar com bolas mais leves. Neste caso, a bola medicinal de 8kg seria mais do que suficiente e mesmo pesos mais leves podem ser utilizados para mais repetições.
Por outro lado, pode usar a sua bola medicinal em crossfit, pois é o complemento perfeito para rotinas de exercício que incluem jogos com bola medicinais.

bola medicinal

Uma boa forma de começar a treinar com bolas medicinais é escolher uma mais leve para aprender primeiro a postura técnica e ir aumentando progressivamente de peso à medida que for avançando nos exercícios e treinos e for aumentando a sua força.

Quais são os benefícios da utilização de bolas medicinais?

Para além de serem úteis para construir músculos tonificados, queimar gordura e melhorar o desempenho atlético, as bolas medicinais:

  • Tonificam os músculos, dão força, potência, coordenação, equilíbrio e elasticidade.
  • Permitem grande mobilidade e envolvem diferentes partes do corpo: braços, pernas e tronco.
  • Oferecem um trabalho de alta intensidade a nível muscular e articular.
  • São um excelente meio de treino aeróbico.
  • Desenvolvem a força explosiva e a resistência.
  • Previnem o aparecimento de lesões musculares e articulares.
  • Contribuem para a correcção de más posturas.
  • Servem como técnica de relaxamento e eliminam a tensão acumulada.
  • Estão disponíveis em tamanhos e pesos diferentes de modo a ajustar o exercício a cada utilizador.
  • Podem ser utilizadas em qualquer idade.

Exercícios com bolas medicinais que fortalecem os músculos

Com a bola medicinal pode realizar uma multiplicidade de exercícios, incluindo agachamentos e prensas de ombros, alongamentos laterais, pranchas, torções com a bola trabalhando a zona core, entre outros exercícios.