Ver todas as nossas ofertas de Natal

Pulsómetros e relógios desportivos

Escolha o relógio desportivo ou pulsómetro que melhor se adapta à sua actividade

Ver todo
Pulsómetros e relógios desportivos

Categorias Pulsómetros e relógios desportivos

Top de marcas Pulsómetros e relógios desportivos

O que é um pulsómetro?

Os pulsómetros ou relógios desportivos são dispositivos que medem a frequência cardíaca em tempo real y ajudam os desportistas a manter-se dentro dos limites adequados de pulsações para poderem realizar treinos mais optimizados. Graças aos avanços tecnológicos e ao auge de determinadas modalidades desportivas, os pulsómetros foram evolucionando até converter-se em dispositivos inteligentes e precisos que obtêm dados como velocidade, distância, altitude, localização, gasto calórico, actividade fisica, etc, com o objectivo de que todos os desportistas possam analizar os treinos com todos os detalhes que necessitam.

Actualmente existem muitos modelos de relógios desportivos e todos com algumas funções comuns e outras que foram desenvolvidas especificamente para medir e analisar actividades fisicas como running, ciclismo, natação, fitness ou actividades outdoor.

pulsómetros ou relógios desportivos

Por que deve comprar um pulsómetro?

Esforçar-se ao máximo ou treinar em condições extremas, não significa que esteja a tirar o maior proveito dos treinos. Qualquer atleta ou desportista, independentemente do seu nível de treino, precisa de treinar com a intensidade adequada. Para o conseguir, é necessária a utilização de um pulsómetro ou relógio desportivo que meça sempre a frequência cardíaca e que lhe indique outros dados importantes sobre a actividade fisica e desta forma realizar treinos mais completos e personalizados.

Praticar desporto a um nível de intensidade correcto aumenta a eficácia do exercício, proporciona maior percepção do mesmo e permite conhecer melhor os limites do corpo, evitando assim possíveis lesões. Além disso, ao treinar com um relógio desportivo obtemos dados importantes como intensidade e duração do exercicio, tempo de recuperação, etc que à posteriori podem ser analizados e partilhados através das comunidades online de marcas tão reconhecidas como Suunto, Polar ou a Garmin.

pulsómetros ou relógios desportivos

Factores essenciais para escolher um pulsómetro ou relógio desportivo

  • 1. TIPO DE DESPORTO

    Actualmente existem muitos modelos diferentes de pulsómetros e cada uno foi desenhado com caracteristicas e funções próprias, para adaptar-se às diversas modalidades desportivas. Por isso, o primeiro aspecto a ter em conta quando pretende comprar um relógio desportivo é pensar em para que desporto se vai utilizar: running, ciclismo, fitness, natação, multi-desporto, etc.

    Os dados de interesse mudam em função de cada actividade desportiva: para running são importantes dados como velocidade, distância ou resistência, para ciclismo informação como a cadência ou a potência e, para natação funções como contar as braçadas ou a pontuação swolf. Por esta razão, determinar a actividade principal para a qual se querem obter os dados é a primeira decisão a tomar no momento em que se decide comprar um relógio desportivo ou pulsómetro.

  • 2. NÍVEL DE TREINO

    Qual é o seu nível de preparação? Quais são os seus objectivos? E para os conseguir, que tipo de informação necessita saber? Tudo dependerá dos seus objectivos, dos dados que tenha que medir para optimizar o treino com vista aos objectivos que pretende conseguir.

    O segundo passo deverá ser: analisar os objectivos reais e os pontos necessários para consegui-los.

    Deseja apenas medir velocidade e distância em running? A cadência em ciclismo? Ou necessita planear, controlar e analisar o seu treino a 100%?

    Dependendo da resposta, irá chegar à conclusão se deseja um pulsómetro mais simples ou com mais funções.

  • 3. ACESSÓRIOS COMPATÍVEIS

    Depois de definido o tipo de desporto que irá praticar e os objectivos pessoais para o mesmo,a escolha do pulsómetro também pode estar limitada pelos acessórios compativeis. Por exemplo alguns modelos de relógio desportivo não têm GPS integrado, mas são compativeis com sensores GPS que no momento a compra ou depois podem comprar-se separadamente. Entre estes acessórios estão disponiveis sensores de velocidade, cadência ou bandas de peito para medir a frequência cardiaca.

    Se desde o principio o atleta ou desportista sabe que, num futuro próximo, vai necessitar de determinadas funções que poderiam incluir-se com a compra de sensores, talvez seja mais adequado um pulsómetro com mais prestações e assim evitar ter de adquirir acessórios mais tarde.